
O fundador do Israeli Krav Maga , Imi Lichtenfeld, nasceu em Budapeste a 25 de Maio de 1910, no seio de uma família judia, tendo passado a sua juventude em Bratislava. O seu pai, Samuel, foi chefe e Instrutor de defesa pessoal da polícia secreta local.
Imi começou a treinar aos 10 anos de idade no ginásio do Pai: boxe, modalidade na qual obteve vários títulos, judo, ju-jitsu e defesa pessoal. Foi inclusive membro da equipa nacional Eslovaca de wrestling.
Antes da 2ª Guerra Mundial liderava um grupo de jovens wrestlers e boxeurs que em Bratislava lutavam contra os grupos fascistas em defesa dos bairros judeus. Cedo se apercebeu que o desporto pouco tinha em comum com o combate real e começou por isso a desenvolver um sistema de técnicas de defesa pessoal em situações de ameaça de vida. Começavam a ser plantadas as sementes que dariam origem ao Krav Maga.
Em 1940, Imi deixou a sua terra natal fugindo da perseguição Nazi, com destino ao Médio Oriente. A dura viagem de barco de Imi durou dois anos, existindo vários relatos dos seus salvamentos a passageiros e mercadorias durante essa viagem. Estes actos causaram uma forte inflamação no ouvido que quase lhe provocou a morte.
A chegada ao Estado de Israel representou para Imi apenas mais um passo na sua trajectória, sem perceber, no entanto, que este “pequeno” passo iria ser um marco que influenciaria e direccionaria toda a história do povo judeu no Estado de Israel. Já nesta época, meados de 1942, existiam movimentos de defesa, entre ao quais a Palmah e a Haganah, que lutavam para garantir a sobrevivência do povo que ali vivia contra ataques de bandos de criminosos muçulmanos. Imi treinou pessoalmente estes grupos.
Nos primórdios do Estado de Israel, em 1948, Imi continuou o seu trabalho de desenvolvimento do sistema na IDF (Forças de Defesa de Israel), tendo o título de ‘Instrutor de Krav Maga e preparação física de combate’ (foi nesta altura que o sistema começou a ser denominado por Krav Maga).
Em 1964 Imi abandonou as IDF, continuando no entanto a colaborar com os serviços de segurança de Israel. A partir desta data, Imi começou a adaptar a doutrina do Israeli Krav Maga à população civil de Israel. Concentrou-se em ajustar o seu sistema de forma a permitir que quer profissionais de agências de segurança, quer cidadãos comuns -homens, mulheres e crianças- pudessem usufruir de soluções que lhes permitissem evitar ou terminar rapidamente uma situação de perigo. Tendo como base uma vasta experiência, Imi desenvolveu um sistema eficiente e útil em situações de violência e de fácil aprendizagem, quer para militares quer para civis.
O Grande Mestre Imi Lichtenfeld faleceu em Janeiro de 1998, aos 88 anos de idade, em Netanya, Israel, local onde 20 anos antes fundara a Israeli Krav Maga Association. Até ao final da sua vida esteve activamente envolvido na Associação, tendo nomeado, em 1994, Haim Gidon como seu sucessor à frente da Israeli Krav Maga Association e responsável pelo desenvolvimento e supervisão do sistema em Israel e no resto do mundo.
O que é o Krav Maga – Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia-a-dia, o Krav Maga possibilita que qualquer cidadão comum, independentemente de força física, idade ou sexo, possa voltar em segurança para casa.
Não há competições no Krav Maga. O treinamento orientado por profissionais qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa.
Os golpes são curtos e rápidos e visam atingir os pontos sensíveis do corpo humano. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão.
Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.
Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras. Para se enfrentar situações de risco é preciso capacidade mental e isso se adquire por meio de práticas orientadas pelo instrutor. A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado.
O resultado extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, militares e também civis adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência.